... Reticências (3) ...
"Fantasia para dois Coronéis e uma piscina "
É um livro de Mário de Carvalho, editado pela Caminho (tenho a 2ª edição de 2004), com 227 páginas.
Perguntarão: mas o que é que este livro tem a ver com o Xadrez?
Só vos digo que foi das ficções que mais gozo me deu ler! a história e os personagens são um mimo...
Do autor, Mário de Carvalho, já tinha lido algumas coisitas ('Fabulário', 'Um deus passeando pela brisa da tarde', 'Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto'), mas este livro é uma 'pedra'!...
Para além dos dois coronéis (do título), Lencastre e Bernardes, que decidem ir curtir a aposentação para um monte alentejano - cada qual com o seu, ou não fossem coronéis-, há entre os outros figurantes, o Emanuel, vedor de profissão (sim! daqueles que encontram água...) e que também é especialista/professor/mestre de Xadrez, sendo convidado para inúmeras simultâneas no alentejo profundo deste livro, normalmente em dias de festa na terra, onde actuam, por exemplo, os 'Rabejadores de Cachimbo'.
O rapaz que até parece dar uns toques de Xadrez acaba por descobrir que há muitas variações às regras normais deste jogo, assumidas por alguns adversários que ele vai encontrando: peões que andam mais de 2 casas, cavalos que só saiem aos pares, ...); o seu confidente é o Renault Quatro em que se desloca.
Jovem como é, desperta também muitas paixões nas jovens e nas menos jovens provocando habitualmente problemas de relacionamento com os clientes da procura de nascentes de água (é aqui que entra a piscina do título...), devido ao facto de ter casos com filhas, esposas, etc.
Há ainda um mocho e um melro - que falam - muito observadores e que comentam com alguma autoridade a vida dos coronéis e dos vizinhos.
Só vos digo, vale a pena perder umas horas a ler esta história tão picaresca.
2 Comments:
A imagem está uma 'caca' mas não a consigo mudar... vou tentar não repetir a azelhice...
Fantasia para 2 Corneis? Na piscina?
Com animais?
Pensava que era outro tipo de livro .
Tou a renar . Deve ser bem curtido . Obgd Sirgado
Enviar um comentário
<< Home