quarta-feira, fevereiro 08, 2006

... Reticências ...

O prometido é devido!...
Não gosto nada de falhar compromissos e esta ideia do Zé comprometeu-me...
Falar de Xadrez deverá ser fácil para quem sabe jogar... e eu que ainda estou a aprender a jogar não me sinto nada bem nesta fatiota.
Vou tentar falar naquilo que tenho vindo a acumular nos últimos anos: o Xadrez é uma realidade que se atravessa constantemente no nosso dia a dia... nas conversas, na organização, nos jornais, na política, na economia...
Sabiam que o Arrabal tem uma estória de Xadrez publicada em Portugal? e que o Todorcevic tem outra de iniciação, em banda desenhada, editada nos anos 70? e que há estórias infantis com umas peças de Xadrez descomprometidas? e que há boa ficção, onde o Xadrez é transversal, de autores portugueses? e que há mais de cento e trinta livros editados em Portugal onde se fala de Xadrez onde pouco menos de 20% é sobre Xadrez a sério (aberturas, análise, finais, ...)?
É disto que eu vou tentar ocupar-vos a mente nos próximos 'posts'.
Para a próxima falo menos e coloco mais 'bonecos'...
Se não gostarem do que escrevo basta apresentarem queixa...