domingo, março 05, 2006

... Reticências (5) ...

O 'post' anterior do Pinheiro transcreve uma ode de Fernando Pessoa (desculpem! de Ricardo Reis) de que eu gosto particularmente. Estou em crer, se é que eu conheço o Pessoa e seus heterónimos que é a maior, ou uma das maiores (12 estrofes!!!) que ele escreveu. Mais que uma guerra entre peças brancas e pretas, este poema do Pessoa/Reis é uma luta entre a guerra e a guerra fictícia no tabuleiro. O Pessoa/Reis jogava xadrez! (havemos de voltar um dia ao assunto).
Quero apenas aqui, completar que o poema tem por título "Os jogadores de Xadrez" e dizer que vai fazer 90 anos no próximo dia 1 de Junho.
Deixo aqui a capa do livro "Peosia" de Ricardo Reis, editado pela Asssírio & Alvim, onde esta ode e muitas outras podem ser lidas. Recomendo.

Com o mesmo título do poema "Os Jogadores de Xadrez" existe um livro de poesia (?!) de Pedro Alvim, editado pela 'Livros Horizonte' na colecção 'Horizonte da Poesia (portanto, o livro deve ser de poesia!), em 1986.

Segundo o autor (que também fez os desenhos...) a obra foi escrita entre Junho de 1980 e Agosto de 1981. E sabem onde é que ele teve a ideia de fazer o livro? Não sabem? eu digo:

- "... a partir de uma conversa ouvida no elevador da Glória."

Bom! Talvez por ser fraco jogador de Xadrez, não consiga 'encaixar' muito bem este livro de Pedro Alvim. O autor tem outras (muitas...) obras de poesia que se podem recomendar; mas esta... deve estar alguns pontos 'Elo' acima da minha compreensão.